Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3696

Palavras-chave:

Alunos, Discriminação Racial, Escola, Professores

Resumo

Neste trabalho, realizamos uma análise acerca de como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da “Escola Estadual Eliezer Porto” trabalham as situações de discriminação racial. A opção metodológica recaiu sobre a abordagem qualitativa. A estratégia de coleta de dados seria com a entrevista semiestruturada com cinco docentes. Conclui-se que a falta de informação e as questões culturais que são as principais causas da discriminação. A abordagem da discriminação racial é de grande importância para que os alunos tenham mais informações sobre as questões étnicos-raciais e diminua o preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe. Itabaiana, Sergipe, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia. Professor da Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ALMEIDA, R. R.; DE ARAÚJO JR, C. A. F. O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 11, p. 25-36, 2013. Acesso em: Disponível em: https://pontadelanca.revistas.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2538. Acesso em: 10 jan. 2019.

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.

CARDOSO, H. M.; DIAS, A. F. Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. Práxis Educacional, v. 13, n. 24, p. 76-94, 2016. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930. Acesso em: 10 jan. 2019.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. 5. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.

CRUZ, M. H. S. A Crítica Feminista à Ciência e Contribuição à Pesquisa nas Ciências Humanas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p. 15-28, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2949. Acesso em: 10 jan. 2019.

DIAS, A. F. Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p. 103-112, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2958. Acesso em: 10 jan. 2019.

DIAS, A. F.; MENEZES, C. A. A. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 37-48, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7443. Acesso em: 10 jan. 2019.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.

FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 13-22, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4959. Acesso em: 10 jan. 2019.

GOMES, N.L. Diversidade, cultura, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRA-MOWICZ, A; BARBOSA, M.A.; SILVÉRIO, V. R. (Orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006 (p.21-40).

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos abertos pela Lei 10.639. – Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005a.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria do Ensino Fundamental, 1999.

GOMES-DA-SILVA, P. N. Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, .7, n. 13, p. 15-30, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3255. Acesso em: 10 jan. 2019.

HOVDENAK, S. S.; WIESE, E. F. Teacher Professionalism and Curricular Change - the Tension between Governance, Control and Professionalism in School. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 23-34, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4960. Acesso em: 10 jan. 2019.

KOVACS, H.; TINOCA, L. Unfreeze the pedagogies: introduction of a new innovative measure in Portugal. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 73-86, 10 out. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7446. Acesso em: 10 jan. 2019.

LOPES, N: O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

MACEDO, R. S.; GUERRA, D. Instituintes Culturais da Experiência Curricular-Formativa: Bases Teóricas para um Etnocurrículo. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 35-44, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4961. Acesso em: 10 jan. 2019.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.

MOREIRA, A. F.; SILVA JÚNIOR, P. M. DA. Currículo, Transgressão e Diálogo: quando Outras Possibilidades se Tornam Necessárias. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 45-54, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4962. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964. Acesso em: 10 jan. 2019.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.

OLIVEIRA, A. M. DE; GEREVINI, A. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 119-132, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6429. Acesso em: 10 jan. 2019.

PACHECO, J. A.; SOUSA, J. O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 65-74, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4971. Acesso em: 10 jan. 2019.

PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4966. Acesso em: 10 jan. 2019.

PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 99-108, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448. Acesso em: 10 jan. 2019.

PINTO, É. J. S.; CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, maio 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6173. Acesso em: 10 jan. 2019.

RAMOS, M. DA C. P. Ambiente, Educação e Interculturalidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, n. 8, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2284. Acesso em: 10 jan. 2019.

RIOS, P. P. S.; DIAS, A. F.; BRAZÃO, J. P. G. “Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser”: a construção do corpo gay na escola. Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 775 - 804, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1033. Acesso em: 10 jan. 2019.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272. Acesso em: 10 jan. 2019.

RODRIGUES, L. Transgredir para empoderar: o empoderamento das jovens mulheres pela educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 91-98, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4967. Acesso em: 10 jan. 2019.

RUDD, T.; GOODSON, I. F. Refraction as a tool for understanding action and educational orthodoxy and transgression. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 99-110, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4968. Acesso em: 10 jan. 2019.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.

SARAT, M.; CAMPOS, M. I. Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p. 45-56, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2951. Acesso em: 10 jan. 2019.

SILVA, I.; DIAS, A.; RIOS, P. Os estudos de Gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma Revisão Sistematizada. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495. Acesso em: 10 jan. 2019.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.

SOUSA, J. M. Repensar o Currículo como Emancipador. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 111-120, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4969. Acesso em: 10 jan. 2019.

ULJENS, M. Non-Affirmative curriculum theory in a cosmopolitan era?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 121-132, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4970. Acesso em: 10 jan. 2019.

Publicado

2020-09-28

Como Citar

SANTOS, R. da S.; DIAS, A. F. Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233696, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3696. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3696. Acesso em: 23 nov. 2024.